CONSULTORIA E PROJETOS
O lodo das Estações de Tratamento de Esgotos apresenta carga de vírus, bactérias, parasitas, metais pesados, fármacos e outras substâncias tóxicas, sendo extremamente nocivo à saúde humana e representa risco ambiental a ser considerado e mitigado.
Por este motivo está proibida a disposição final do lodo de ETE em aterro sanitário desde agosto de 2014, conforme Lei 12.305/2010, artigo 55, regulamentada pelo decreto 7.404/2010.
Devido a está proibição é necessário uma busca constante de tecnologias que resolvam o problema do lodo gerado pelas ETEs.
Em resposta a esses problemas os sistemas de Secagem térmica oferece a possibilidade de redução e aproveitamento deste lodo, produzindo um fertilizante rico em Nitrato e Fósforo, sem gerar passivo ambiental, porém com uma operação de custo maior em relação ao secador solar, porém com a possibilidade de aproveitamento do biogás como seu principal combustível e ofereceu uma planta mais compacta sem a necessidade de grandes áreas.
O secador térmico é composto por tambor rotativo, camará de combustão e equipamentos periféricos que compõem o processo, tais como; roscas transportadoras, ciclone e sistema de tratamentos dos gases, em um processo contínuo o lodo úmido é alimentado, percorre todo o tambor rotativo, onde recebe calor e ao ser descarregado o lodo estará em torno de 25% do volume da alimentação, todo o processo é automatizado.
JMS & VSA Projetos LTDA. ::: Todos os direitos reservados ::: Contato ::: Webmaster: Caracol Studio Design 2020